Quinto dia: Elementos

Padrão

Elementos. Esse foi um tema que me deixou confusa. Preciso confessar que a princípio lembrei do texto Nove Elementos, traduzido pela Luciana Cavalcanti, que após uma busca rápida agora no google achei disponível nesse link aqui. Foi no que eu pensei porque já sabia muito bem que essa noção de quatro elementos – ar, água, terra e fogo – é grega, e nada tem de celta. E não tinha noção do que seriam elementos celtas – tirando talvez Céu, Mar e Terra, que já estaria descrito em Três Reinos. Estou sendo bem honesta em relação à minha ignorância: quando fui ler o post do Endovelicon sobre os Elementos, não tinha a menor noção do que encontraria.

E conforme lia o post do Endovelicon, os pontos de interrogação foram acumulando-se: de onde saiu isso? Geeente, como eu não topei com isso antes na vida? Cliquei em um dos links no post dele, e me descobri em uma página do Imbas. A última vez em que visitei esse site faz bastante tempo, foi lá pra 2005, que foi também a época em que pesquisei mais ativamente, e foi também quando conheci a Fê, o Endovelicon, o Gustavo, entre outras pessoas com as quais aprendi muito, muito.

Fato é que já li aquela página (porque sei que revirei o Imbas todinho na época), mas também é fato que não lembro de nada daquilo. Deve ter passado batido, sei lá. E ao mesmo tempo que me censuro pela minha ignorância e sinto de novo aquele efeito “perspectiva”, que me deixa abismada pelo quanto eu ainda tenho a aprender, acho o máximo ter encontrado e aprendido algo novo na minha busca, e esse algo ser de fato relevante.

Vamos ao que aprendi:

Os elementos dos Celtas, normalmente somando nove ao todo, servem apenas para refletir e reafirmar a ligação do homem com a natureza, associando o corpo humano a matéria que compõe o mundo. Nesta página do Imbas tem uma lista de equivalências que achei bem interessante, e resolvi incluí-la aqui até como material de consulta:

1. Cnaimh (Ossos) | Cloch (Rocha) | Thuaidh (Norte) | Lia Fail (Pedra do Destino)
2. Colaind (Carne) | Talamh (Terra) | Faoi (Abaixo) | O Nemeton (Bosque Sagrado)
3. Gruaigh (Cabelo) | Uaine (Vegetação) | Amach (Para fora) | Ogham e Ervas
4. Fuil (Sangue) | Muir (Mar) | Ior, Siar (Leste) | Undry (O Insecável, o Caldeirão de Daghda)
5. Anal (Fôlego) | Gaeth (Vento) | Air, Oithear (Oeste) | Claimh Solais (A Espada de Nuada)
6. Imradud (Mente) | Gealach (Lua) | Isteach (Para dentro) | O Poço de Segais
7. Drech (Face) | Grian (Sol) | Deas, Deis (Sul) | Gáe Assail (A Lança de Lugh)
8. Menma (Cérebro) | Nel (Nuvem) | Thrid (Através) | Imbas (Inspiração)
9. Ceann (Cabeça) | Neamh (Céu) | Os Cionn (Acima) | O Torque

Eu comentei com o Ruairí que provavelmente meu post sobre os elementos pareceria-se com resoluções de ano novo, já que eu não tinha nenhuma experiência pregressa para contar, o que implicaria em uma série de projeções ou promessas para o futuro. Acabou que não saiu bem assim, em parte porque, como já devem ter percebido, sou saudosista assumida e adoro falar do passado. Mas, para garantir, aqui vão minhas resoluções de agora em diante:

Honrarei os ossos do mundo
na face áspera de cada rocha;
Sentirei a carne do mundo
na maciez fértil da terra sob meus pés;
Acariciarei os cabelos do mundo
nas folhagens verdes e vivas que brotam do solo;
Mergulharei no sangue do mundo
a cada vez que visitar as profundezas geladas do mar;
Inspirarei e expirarei o fôlego do mundo
sempre que sentir o vento fresco nas faces;
Meditarei com a mente do mundo
quando for tocada pelos raios prateados da lua;
Sorrirei diante da face do mundo
ao erguer meus olhos para o luminoso sol;
Pensarei com o cérebro do mundo
nas nuvens que assumem formas variadas diante de meus olhos;
Reverenciarei a cabeça do mundo
sempre que tiver sobre a minha o infinito céu.

Bíodh sé amhlaidh! (:

»

  1. Pingback: 30 Dias Druídicos « Sídhe

Deixe um comentário

